Consumir chá traz diversos benefícios para nossa saúde como acalmar a mente, reduzir o nível de colesterol, ajudar na insônia e até mesmo a evitar o câncer.

14/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Consumo de chá

8_Principais_Benefícios_do_Consumo_de_Chás

Você tem o hábito de consumir chá? Se a sua resposta é não, talvez seja melhor rever os seus conceitos. Afinal, essa é uma bebida que traz inúmeros benefícios para nossa saúde e por isso ela é tão famosa.

Inclusive, o hábito de consumir chá é um dos mais antigos do mundo, e em toda a história é possível encontrar personalidades que apreciavam essa deliciosa bebida. Nos países europeus a prática é muito comum.

Vai dizer que você nunca ouviu falar sobre o chá da tarde? E se você não tem por costume consumir chá, não deixe de ver esses 6 benefícios que essa deliciosa bebida proporciona que separamos logo abaixo.

CARTÃO WILLBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILLBANK

SEM ANUIDADE
 
FACIL ACEITAÇÃO
Um cartão para todos os momentos!
Você permanecerá no site atual

1 – Mantém a mente mais calma

O estresse é um problema que está presente na nossa vida. Com uma rotina cada vez mais agitada, nos sentimos mais pressionados e isso traz um sentimento de esgotamento e até mesmo de ansiedade.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Entretanto, alguns chás auxiliam diretamente no estresse reduzindo o hormônio cortisol na corrente sanguínea que ajuda no relaxamento. Basta tomar uma ou duas xícaras por dia e você já terá um maior equilíbrio mental e um aumento na produtividade.

2 – Colabora com a qualidade do sono

Quando nós estamos muito ansiosos ou até mesmo estressados enfrentamos um outro grande problema: a insônia. Quando ela acontece acaba prejudicando demais o nosso organismo desencadeando em mais estresse.

Em vista disso, muita gente recorre a medicamentos para dormir. E uma boa alternativa é o consumo de chás. Dentre os principais deles estão o de camomila e maracujá. Eles ajudam na redução do estresse e promovem o relaxamento geral do corpo, ajudando-nos a dormir melhor.


Leia também:


3 – Diminui o nível de colesterol do sangue



ANÚNCIOS


Outro benefício que o chá proporciona é a diminuição do colesterol no nosso organismo. Vale dizer que o colesterol existe de duas formas: HDL (Hight Density Lipoprotein) e o LDL (Low Density Lipoprotein).



ANÚNCIOS


O HDL representa a lipoproteína de alta densidade ao passo que o LDL é a proteína de baixa densidade. Portanto, o problema é quando nosso corpo passa a ter mais colesterol LDL circulante.

Para evitar isso, o consumo de alguns chás como o famoso chá-verde auxilia na redução de colesterol LDL pois inibe sua absorção. Quando aliado a uma dieta mais saudável, a bebida é uma grande aliada no combate ao problema.

4 – Controla a pressão arterial

Variações de pressão arterial representam um grande perigo na vida das pessoas. Inclusive, a hipertensão é um problema que causa vários prejuízos ao nosso organismo afetando vários órgãos.

Por conta disso, alguns chás como o hibisco ajudam indiretamente a reduzir os níveis de pressão em virtude da combinação de substâncias que compõem o chá e também pelo poder diurético que ele possui.

5 – Reduz o risco de câncer

O excesso de radicais livres no organismo podem fazer surgir as neoplasias e outros tipos de câncer que representam o crescimento anormal de células que passam por mutações.

Elas se modificam e se multiplicam muito rápido, acarretando em metástases por todo nosso corpo. E tomar chá com frequência ajuda a desintoxicar o organismo e manter a saúde mental por mais tempo.

6 – Reduz a chance de ter problemas cardiovasculares

Por fim, um estudo divulgado pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAN) mostrou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo. E o que colabora para isso são os hábitos pouco saudáveis da sociedade.

Manter uma alimentação saudável, acompanhada de exercícios físicos e de chás, principalmente o chá-verde e chá preto também colaboram para evitar infartos e até mesmo derrames cerebrais.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>