26/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez
Terapias orientais

A cultura oriental é encantadora. Ela guarda uma história de práticas terapêuticas de promoção da saúde física e mental. Dentre elas estão a meditação, acupuntura, origami e tai chi chuan.
Vale dizer que a introdução dessas práticas em nossa rotina pode colaborar bastante com a melhoria da qualidade de vida e bem-estar. No entanto, é preciso ter uma certa dose de disciplina para praticá-las com periodicidade.
Cada um dos tipos de terapia pode ser mais indicado para um determinado problema que você esteja passando. E nesse artigo, separamos 5 terapias orientais que vão colaborar para a melhoria da sua qualidade de vida. Confira!
1 – Yoga
A Yoga é uma das terapias orientais mais conhecidas no Brasil. Ela surgiu na Índia e possui inúmeras ramificações. Digamos que ela é uma filosofia prática que possui uma série de exercícios.
Dentre eles está a prática da respiração, meditação, corporais e mentais. Além dos atrativos da filosofia, no Brasil você encontra algumas vertentes fisicamente mais intensas ou até mesmo algumas possibilidades que trabalham mais o foco no interno.
Um ponto interessante é que é muito simples começar a Yoga. Existem diversos estúdios espalhados pelo país, e você também encontra canais no Youtube e até mesmo aplicativos que orientam os primeiros passos.
Leia também:
- Informação confiável sobre saúde eleva o bem-estar!
- Conheça 5 benefícios de viajar em família
- Sofre de insônia? Conheça o app que te ajuda a dormir melhor!
2 – Meditação
A meditação também é uma terapia oriental, embora hoje em dia já existam muitas ramificações. Ela não busca curar algo específico, mas sim fazer com que você tenha mais autocontrole na sua vida.
Essa é uma aposta muito boa para quem quer diminuir o índice de estresse, depressão e até mesmo trabalhar doenças psicossomáticas. É válido dizer que a meditação funciona como um exercício e quanto mais constante for sua prática, melhores serão os resultados.
Há muitos tipos de meditação, por isso o importante é escolher uma técnica que melhor se adapte com você e praticá-la todos os dias, nem que seja por apenas 10 minutos. Certamente você se surpreenderá.
3 – Reiki
Uma outra terapia japonesa que tem como fundamento a cura através da energia universal é o Reiki. Ele usa a troca de energias para revitalizar e equilibrar o corpo com o intuito de promover o bem-estar, felicidade e serenidade.
O Reiki traz tantos benefícios que ele também pode ser usado como terapia complementar para problemas de saúde como a insônia, ansiedade, depressão e até mesmo dores crônicas. Vale a pena conhecer.
4 – Acupuntura
Essa é uma técnica que também se popularizou bastante no Brasil e que é de origem chinesa. Ela é voltada para o tratamento de várias doenças e tem como benefício reforçar o sistema imunológico.
Isso é feito através da aplicação de agulhas em alguns pontos específicos do corpo a fim de estimular as terminações nervosas que existem na pele e então enviar mensagens diretamente para o cérebro.
5 – Relaxamento no ofurô
Os orientais também sabem da importância dos momentos relaxantes. Por isso, o banho de ofurô tem um grande poder terapêutico, uma vez que a água fria estimula o metabolismo e reduz a irritabilidade muscular, aumentando a imunidade.
Por outro lado, a água quente relaxa os músculos, reestruturando-os após uma sessão de exercícios físicos. Vale dizer que o banho de ofurô é um costume japonês que está diretamente ligado à temperatura do banho.
Independentemente de qual técnica você escolher, todas elas terão um grande poder de colaborar para sua saúde e bem-estar. Aliadas de uma alimentação saudável e de exercícios físicos frequentes, farão uma grande diferença na sua vida.
Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.