A união entre tecnologia e saúde trouxe cada vez mais avanços sociais, colaborando para a inclusão, cura de muitas doenças, e longevidade na vida de todas as pessoas.

18/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Tecnologia e saúde

tecnologia_e_saude_

A tecnologia trouxe inúmeros benefícios e avanços para a sociedade. Isso não há como questionar. A própria medicina avançou bastante com invenções e aprimoramento dos aparatos tecnológicos.

E quando aperfeiçoada, a tecnologia traz diversos benefícios na área médica, seja por meio da prestação de serviços, comunicação, novos equipamentos e até mesmo na própria educação.

Dessa forma, a medicina passou a contar com programas, recursos, plataformas e ferramentas que ajudaram a otimizar e simplificar todas as demandas do setor, desde o atendimento inicial, até procedimentos cirúrgicos.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

AMPLA COBERTURA
 
PONTOS
Um cartão de crédito perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Inovações na área médica

Dentre as muitas inovações na medicina observadas nos últimos tempos, podemos destacar o próprio sistema de gerenciamento de dados clínicos. Ele é um grande facilitador para médicos e pacientes.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Isso ajuda muito no momento de observar e armazenar as informações, uma vez que as plataformas garantem a segurança dos materiais sigilosos, bem como a otimização do atendimento remoto e presencial.

Além disso, o gerenciamento de dados clínicos trouxe uma maior redução de custo e uma melhor gestão que assumiu um papel fundamental para um atendimento médico mais eficaz.

Inclusive, esse é um fator que transformou o sistema de saúde brasileiro, contribuiu para a geração de valor do segmento e eliminou desperdícios de recursos e tempo, garantindo qualidade assistencial para os pacientes.


Leia também:


Uso da tecnologia em atividades mais complexas



ANÚNCIOS


É preciso destacar também o impacto positivo do uso da tecnologia em atividades mais complexas da medicina. Um bom exemplo disso são exames cada vez mais avançados para garantir diagnósticos mais precisos.



ANÚNCIOS


As cirurgias se tornaram menos invasivas e problemáticas. Até porque, em alguns casos, é usada a própria robótica nesses procedimentos. A somatória de todos esses fatores amplia a longevidade, bem como proporciona mais bem-estar em nossas vidas.

Por isso, a expectativa é que o setor tecnológico e médico caminhem cada vez mais próximos. Um estudo da International Data Corporation (IDC) mostrou que o investimento em tecnologia na área da saúde na América Latina ultrapassou a marca de 10 bilhões de reais.

Todo esse aparato médico trouxe melhorias para o atendimento, tratamento, e também possibilitou a geração de uma quantidade massiva de dados sobre os pacientes.

Busca por profissionais no mercado

Em vista dessa aliança entre medicina e tecnologia, houve uma maior busca no mercado por desenvolvedores de programas e analistas de dados para colaborar com a organização e tratamento das informações.

O objetivo de tantas contratações é identificar padrões para ajudar na tomada de decisões mais assertivas. Por conta disso, está claro que a saúde e tecnologia deverão evoluir cada vez mais juntas.

Até porque, hoje em dia já ficou evidente que a atuação dos dois segmentos é responsável por ganhos efetivos no bem-estar psicológico e físico da sociedade, além é claro de gerar empregos em todos os departamentos.

Novos avanços na saúde e bem-estar

Os avanços da tecnologia na área de saúde e bem-estar são cada vez maiores. Um bom exemplo disso, é o implante coclear. Apesar de não ser uma tecnologia nova, ela é revolucionária e está acabando com a surdez no país.

Até a década de 90 uma pessoa que nascesse surdo, assim ficaria pelo resto da vida. No entanto, através dessa nova cirurgia, uma espécie de ouvido biônico é implantado no paciente, que por meio de estímulos volta a ouvir.

Até uma década atrás, a cirurgia era feita em apenas um dos ouvidos, mas atualmente ela já é realizada nos dois. Isso é mais inclusão social, e estamos vivendo apenas o início desses novos tempos.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>