Durante a noite o pensamento deixa de se estruturar no córtex pré-frontal e se direciona às emoções, aumentando os sintomas da ansiedade e prejudicando o nosso descanso.

23/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Ansiedade

Mulher_dormindo_

Muitas pessoas sofrem de ansiedade. Algumas em menor escala, outras em maior. Inclusive, a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo em relação a um acontecimento futuro.

Segundo um estudo conduzido pelo psiquiatra Luc Staner, do Rouffach Hospital, na França, cerca de 36% das pessoas que estão ansiosas perceberam que esse sintoma se intensifica à noite. 

De acordo com Mônica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C., durante o dia o pensamento se estrutura no córtex pré-frontal do cérebro, já quando ele relaxa, no caso à noite, ele se direciona às emoções.

CARTÃO WILL BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILL BANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para todos os momentos!
Você permanecerá no site atual

Ansiedade aumenta no período noturno

Um dos motivos que faz a ansiedade aumentar durante a noite é que durante o dia nós estamos mais atarefados, por isso o pensamento se estrutura no córtex pré frontal do cérebro que é a área do julgamento, planejamento e razão.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Já a noite o córtex relaxa, e ele direciona às emoções, então os pensamentos ansiosos que estavam dormentes no decorrer do dia se intensificam à noite. Vale dizer que a ansiedade é caracterizada por diversas sensações físicas.

Dentre elas estão a agitação, alerta, inquietação e pensamentos focados em ameaças. Por outro lado, o transtorno de ansiedade, também conhecido como ansiedade patológica, percebe perigo onde não existe e não reconhece nossa capacidade de enfrentamento.

Segundo o psiquiatra Marco Abud, a ansiedade patológica se torna um padrão, um hábito tóxico de sensações, pensamentos negativos e até comportamento de fuga que causa sofrimento, o que impede você de fazer suas escolhas.


Leia também:


Tratamento para a ansiedade



ANÚNCIOS


Um dos grandes problemas da ansiedade patológica é que você se torna refém dela, o que traz prejuízos no trabalho, no relacionamento e até mesmo na sua saúde. Nesse caso o tratamento é feito com sessões de psicoterapia.



ANÚNCIOS


Ela é realizada por psicólogos, e em alguns casos são receitados alguns medicamentos por psiquiatras. Além disso, algumas atividades como meditação, ioga e mindfulness ajudam a melhorar os sintomas.

De acordo com Mônica Machado, você não pode deitar remoendo preocupações. Pois isso fará com que você não pegue no sono, mesmo estando exausto. Uma boa dica é entreter a mente antes de dormir com algum passatempo.

Leia um bom livro, ouça uma música calma ou então assista um bom filme. O importante é distrair a mente para afastar dela os pensamentos negativos que a todo momento podem surgir.

Relaxe e evite os exercícios físicos à noite

Antes de dormir procure relaxar. Respire profundamente o ar, direcionando sua atenção para o movimento que entra e sai dos seus pulmões. Depois solte o ar lentamente pela boca e faça isso até se sentir mais sereno.

Ainda que os exercícios físicos sejam importantes para combater a ansiedade, eles não podem ser feitos nas últimas horas do dia. Pois eles fazem com que seu sistema nervoso fique muito ativo, o que inviabiliza o sono.

Além disso, ao se deitar fique longe de celulares, tablets, notebooks e televisão. Pois, as luzes fortes comprometem a liberação de melatonina que é o hormônio do sono. Fora isso, as redes sociais e os sites de notícias podem desencadear estímulos mentais negativos, aumentando a ansiedade.

Não pense nas contas a pagar

Se você está ansioso por falta de dinheiro, não cheque o extrato bancário antes de deitar. Você não vai solucionar o problema e vai alimentar ainda mais a sua ansiedade. Deixe para fazer isso durante o dia.

Por fim, deixe o seu quarto agradável para dormir. Um travesseiro confortável, a temperatura ideal, ambiente sem luzes e ruídos ajudam bastante a qualidade do sono. Dormir bem influencia na estabilidade física, mental e emocional.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>