O sedentarismo traz diversos malefícios para a nossa saúde como o enfraquecimento dos ossos, a obesidade, diabetes e até mesmo doenças cardiovasculares.

11/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Sedentarismo

Sedentário__Obeso_ou_Magro_

O sedentarismo é uma doença que está se agravando no século XXI. Inclusive, a rotina sedentária é a causa de muitos problemas de saúde entre pessoas das mais variadas faixas etárias, atingindo desde jovens até adultos.

É considerada uma pessoa sedentária aquela que não pratica exercícios físicos, ou se os pratica é de forma insuficiente, o que afeta a saúde. Entretanto, o combate ao sedentarismo depende única e exclusivamente de você.

Vale dizer que dá para deixar de ser sedentário sem a necessidade de ir até uma academia, apenas incorporando uma caminhada diária, ou até mesmo lidar com tarefas domésticas como limpeza e organização da casa.

CARTÃO WILL BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILL BANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para usar no dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Quais são os problemas causados pelo sedentarismo?

O sedentarismo causa vários problemas à sua saúde que vão desde doenças cardiovasculares a obesidade e problemas ósseos. Abaixo separamos as principais consequências do sedentarismo.

Diabetes





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Sem um gasto energético, há um acúmulo da gordura corporal que é influenciada pela hipertensão e obesidade. Por isso, uma pessoa sedentária é mais propensa a ter diabetes tipo 2 do que uma pessoa que pratica esportes.

Ainda que exista uma predisposição genética, quando se mantém uma rotina de exercícios físicos, há menos chances de sofrer de diabetes e tantas outras doenças oriundas do sedentarismo.

Problemas ósseos

Fora a perda muscular, a falta de exercício físico também contribui para o enfraquecimento ósseo. Até porque a perda de massa óssea deixa o esqueleto mais frágil, ocasionando problemas como artrite, artrose e fraturas com mais facilidade.


Leia também:


Doenças cardiovasculares



ANÚNCIOS


Quando se tem uma rotina sedentária, um dos órgãos que mais sofre é o coração. Afinal, a falta de atividade ou exercício físico compromete a vascularização do sangue, acarretando problemas como hipertensão, AVC  e infarto.



ANÚNCIOS


No entanto, ao fazer ao menos uma hora de caminhada por dia, você terá menos predisposição ao surgimento dessas doenças, e verá que sua vida ficará muito mais saudável e feliz.

Obesidade

Um dos maiores malefícios provocados pelo sedentarismo é a obesidade. Pois, além do acúmulo de gorduras, a perda da musculatura também colabora para o agravamento do quadro.

Inclusive, crianças e adolescentes têm apresentado obesidade por conta de uma alimentação desregrada, bem como pela ausência de exercícios físicos regulares.

Insônia

Uma boa noite de sono é crucial para ter um dia mais produtivo. E o sedentarismo compromete a qualidade do sono. Pois, a maior concentração de gordura corporal causa dificuldades respiratórias. 

E isso fica mais evidente na hora de dormir. Só para ilustrar, a apneia é um dos efeitos negativos causados pelo sedentarismo que prejudica a boa qualidade do sono.

Como deixar de ser sedentário?

Para deixar de ser sedentário é preciso praticar alguma atividade física no seu dia. Dependendo do grau de sedentarismo que você se encontra, o ideal é começar fazendo uma caminhada leve.

Dedicar de 30 a 60 minutos diariamente à prática do exercício físico ajuda bastante a deixar o sedentarismo para trás. Além disso, esse é um momento para você sair de frente das telas como tablets, computadores e smartphones.

Dentre os benefícios proporcionados estão a redução de desenvolver pressão alta, estímulo ao gasto de calorias, ajuda no controle do peso, e diminuição no risco de doenças. Isso sem falar nos benefícios à saúde mental.

Afinal, uma rotina de exercícios contribui para aliviar a ansiedade e o estresse, que são dois grandes males que assombram a população nos dias atuais. Em resumo, combater o sedentarismo é fundamental para uma vida melhor.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>