Novembro é o mês de conscientização contra a retinopatia diabética, uma doença silenciosa, que quando não tratada corretamente pode levar a pessoa à cegueira.

09/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Saúde ocular

Saúde_Ocular

Novembro é conhecido como o mês de prevenção da diabetes. No entanto, ele também é o momento de conscientização contra a retinopatia diabética. Essa é uma doença que precisa ser tratada o quanto antes, pois pode levar a pessoa a cegueira.

Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, divulgados no ano passado, só nos últimos dez anos no Brasil houve um crescimento de 26,61% no número de casos de pessoas adultas com essa doença.

A comparação é com o ano de 2919. Portanto, o crescimento corresponde a um período de dois anos. Neste artigo vamos mostrar o que é essa doença e como é importante tratá-la o quanto antes para evitar problemas mais graves.

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
AMPLA COBERTURA
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

O que é a retinopatia diabética?

A retinopatia diabética é uma doença causada pela diabetes. Ela ocorre por conta do acúmulo de açúcar nos vasos sanguíneos e por se tratar de uma região mais sensível que as demais, a visão do paciente se torna prejudicada gradualmente.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Vale destacar que a diabetes está associada a várias complicações como a disfunção e falência dos rins, do sistema nervoso, do coração e dos próprios vasos sanguíneos. E o olho é um dos principais órgãos lesados por ela.

É de referir que a retinopatia diabética está se tornando cada vez mais comum em pessoas com diabetes em todas as faixas etárias. Ela afeta os dois olhos e se não for diagnosticada e tratada precocemente pode levar à cegueira irreversível.


Leia também:


Por que é tão importante o diagnóstico precoce?

Quando descoberta precocemente, a doença pode ser prevenida pelo controle adequado dos níveis de glicose no sangue. Ademais, exames oftalmológicos regulares também ajudam a detectar complicações celulares decorrentes da diabetes.



ANÚNCIOS


Isso permite que o início do tratamento comece o quanto antes, quando as chances de controle são maiores. Segundo a localização, extensão e grau de várias características clínicas, a RD pode ser proliferativa ou não proliferativa.



ANÚNCIOS


A RD proliferativa é a fase mais avançada, caracterizada pelo surgimento de novos vasos sanguíneos na superfície da retina. A principal causa da formação desses vasos é a oclusão dos vasos sanguíneos da retina que impedem o fluxo sanguíneo adequado.

Já a RD não proliferativa corresponde a um estágio menos avançado da doença, no qual podem ser encontrados microaneurismas, hemorragias e vasos sanguíneos obstruídos, o que faz várias áreas da retina ficarem sem suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes.

Campanha de conscientização à retinopatia diabética

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se fazer exames para evitar o agravamento da doença, alguns hospitais estão realizando atendimento gratuito à população durante todo o mês de novembro.

Vale dizer que é importante avaliar a situação ocular, medir a pressão interna do olho, fazer o teste glicêmico, a aferição da pressão arterial, e ter orientação oftalmológica com um médico especialista com frequência.

Sérgio Kniggendorf, especialista em retina do Hospital Oftalmológico de Brasília, esclarece que os exames oftalmológicos precisam ser realizados todos os anos em pessoas que tenham ou não diabetes.

Inclusive, quem tem um grau avançado da doença deve fazer os exames oftalmológicos a cada três meses. Sérgio esclarece que quando o check-up oftalmológico é feito anualmente, é possível obter o diagnóstico precoce de várias patologias oculares, o que permite um tratamento mais adequado aos pacientes.

Quem não tem o costume de ir no oftalmologista com frequência precisa ficar atento, pois esse é um tipo de doença silenciosa que somente aparecerá quando já estiver em estágios mais avançados.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação. 

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>