28/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez
Saúde mental

Os últimos anos não têm sido fáceis para a maioria dos brasileiros. Pandemia, aumento da pobreza, bem como uma vida mais agitada contribuíram para que o sentimento negativo de estresse fizesse parte da rotina das pessoas.
Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2020 ocorreu um aumento global de 25% nos quadros de ansiedade e depressão. No entanto, por trás de toda dificuldade surge sempre uma oportunidade.
Em vista disso, 2020 foi palco de importante avanço tecnológico que se tornaram fortes aliados para contribuir com a melhoria da saúde mental da população. Quer saber quais são eles? Então não deixe de conferir este post.
Atendimentos por WhatsApp
Em meio a tamanha turbulência e diante dos avanços tecnológicos, houve um crescimento bem grande na procura por profissionais ligados à saúde mental de forma online. Por isso, muitos profissionais investiram no atendimento via WhatsApp.
Felipe Laccelva, psicólogo e CEO da FEPO Psicólogos, plataforma de terapia online, diz que neste período a empresa teve um grande aumento na procura por esses profissionais e por isso investiu no atendimento via WhatsApp.
Ele esclarece que o uso da tecnologia permite a realização de um atendimento 24 horas por dia, durante sete dias da semana para atender e apoiar os pacientes. Um dos recursos que ele passou a usar foi o chatbot da Octadesk.
Um ponto que ele destaca é que foi configurado um filtro das principais perguntas feitas pelos pacientes que possibilita responder de maneira mais rápida o que eles precisam saber: dúvidas sobre agendamentos, psicólogos e funcionamento da plataforma.
Leia também:
- Caminhada em lugares relaxantes melhoram a saúde mental
- Andar de bicicleta: veja os benefícios dessa prática para a saúde
- Sintomas da ansiedade aumentam no período noturno
Democratização dos cuidados com a saúde mental
Felipe Laccelva destaca que o chatbot foi essencial para democratizar os cuidados com a saúde mental. Ele diz que com apenas R$ 35 o paciente pode contar com um time de psicólogos experientes e capacitados.
Além, é claro, de um atendimento humanizado em todas as suas etapas. Segundo ele, hoje a empresa usa o WhatsApp e registra mais de 800 conversas por mês com pessoas dos quatro cantos do país.
Isso ajuda a melhorar a saúde e bem-estar dessas pessoas, bem como contribui para o autoconhecimento graças à tecnologia. Tudo isso sem a necessidade de precisar de uma grande equipe de atendimento.
Esse é apenas um dos pontos nos quais a tecnologia pode ser usada para garantir um atendimento muito mais democrático e responsivo. Lembrando que existem diversos apps que contribuem para a saúde física e mental.
Apps para cuidar da saúde mental
Hoje em dia existem vários aplicativos que ajudam a melhorar a saúde mental das pessoas. Um deles é o Be Okay que está disponível tanto para quem tem um celular Android quanto iOS.
Ele ajuda os usuários a lidarem com crises de ansiedade e ataques de pânico por conta do controle de respiração. Ele possui uma série de exercícios de inspiração e expiração.
Outro aplicativo interessante é o Rootd que conta com várias ferramentas para superação de ataques de pânico e crises de ansiedade. Dessa forma, em momentos de crise o usuário tem que apertar um botão vermelho.
Ao clicar nele, abre-se dois caminhos possíveis. Um para encontrar conforto rápido e outro para enfrentar e desconstruir sensações ruins. Outros conteúdos do app também auxiliam em momentos difíceis, como o contato de emergência.
Por fim, um último app é o Cíngulo que trabalha com o conceito de terapia guiada. Ele colabora com a resolução de questões emocionais e no aprimoramento do autoconhecimento. Interessante, não é mesmo?
Se gostou deste artigo, aproveite e compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.