O consumo de frutas diariamente traz diversos benefícios para nossa saúde, como o combate aos radicais livres e até mesmo a prevenção de doenças mais graves como a diabetes.

14/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

A importância das frutas

frutas no cardápio

As frutas são alimentos extremamente saudáveis e que devem fazer parte do cardápio de todas as pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é recomendado comer de 3 a 5 tipos diferentes de frutas diariamente.

No entanto, de acordo com dados, só 24,1% dos brasileiros consomem a quantidade diária de frutas recomendadas. Vale dizer que o consumo frequente de frutas ajuda a eliminar diversas doenças, e colabora para uma vida melhor.

Existem frutas para todos os tipos de gostos, indo das mais doces até as mais azedas. Elas são ricas em vitaminas e fibras, e são uma boa alternativa para a hora do lanche, uma vez que são fáceis de transportar.

CARTÃO ITAUCARD CLICK PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD CLICK PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Consumo diário de frutas faz bem para a saúde

Ainda que as frutas sejam alimentos recomendados pela OMS, é preciso ter cuidado com os excessos. Pois, algumas frutas podem ter um alto valor calórico, e além disso algumas delas possuem a chamada frutose.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Esse é um tipo de açúcar natural que faz parte de um grupo de carboidratos simples. Dentre as frutas com maior concentração de frutose estão a tâmara, uva passa, manga, ameixa, caqui, maçã, laranja, tangerina e abacaxi.

Vale destacar que as chamadas frutas secas são as que possuem maior índice de frutose. Portanto, cuidado com os excessos nesse tipo de fruta. Além disso, prefira comer frutas de forma in natura. Até porque, você ficará saciado com menos quantidade.


Leia também:


Cuidados necessários no momento do consumo

Como algumas frutas têm a frutose em maior excesso, pessoas que possuem diabetes precisam de orientação médica sobre quais frutas são recomendadas para serem ingeridas.



ANÚNCIOS


Quem também está passando por alguma dieta restritiva deve buscar orientação de um médico ou nutricionista. Afinal, a fruta sem o controle energético diário pode até mesmo engordar.



ANÚNCIOS


O ideal, portanto, é procurar um médico ou nutricionista para elaborar um cardápio com porções diárias recomendadas. Assim você aproveita todos os seus valores nutritivos e as fibras que elas oferecem para o nosso intestino.

Fontes de minerais e vitaminas

Além de tudo o que falamos, vale apontar que as frutas são uma boa fonte de hidratação, pois elas contam com vários minerais e vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Quando consumidas adequadamente, elas não fornecem muitas calorias, o que significa que podem acompanhar qualquer refeição. As chamadas frutas cítricas, por exemplo, são ricas em vitamina C e por isso devem ser consumidas diariamente.

Dentre elas estão a acerola, laranja, limão e abacaxi que são indispensáveis para aumentar a sua imunidade e ajudar no combate aos radicais livres. Outro tipo de fruta importante para o cardápio são as oleaginosas.

Elas são fonte de gorduras mono e poli-insaturadas e contribuem para a manutenção do sistema imunológico e o bom funcionamento cerebral. Dentre as principais delas estão o abacate, castanha e até mesmo as nozes.

Frutas melhoram a saúde da pele e do cabelo

As chamadas frutas vermelhas como o morango, uva e romã são fontes proantocianidinas que é uma substância que aumenta a defesa do corpo, combate infecções e melhora a saúde da pele, unhas e cabelo.

Além disso, um cardápio balanceado de frutas diminui o risco de doenças cardiovasculares, bem como a chance de desenvolvimento de diabetes, uma vez que elas são ricas em fibras que controlam a absorção do açúcar.

Para as gestantes o consumo de frutas é ainda mais indicado, pois elas melhoram o sistema cognitivo do bebê em formação quando consumidas durante a gestação. Agora que você já sabe os benefícios, é só incorporar as frutas no seu cardápio.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>