Estudiosos do Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science descobriram que cuidar de um animal de estimação como cão ou gato contribui para nossa saúde mental.

21/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Saúde mental

Pets_Saúde_Mental

Os pets são verdadeiros membros da nossa família. Estão ao nosso lado para compartilhar nossa felicidade, e até mesmo servem de suporte nas horas mais difíceis pelas quais nós passamos em nossa existência.

O amor e companheirismo que eles proporcionam, no entanto, vai muito além do que uma simples companhia. Eles colaboram para a nossa saúde mental. E isso não é mera opinião, mas sim uma comprovação de um recente estudo científico.

Segundo estudiosos do Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science, cuidar de um outro animal como um cão e gato aumenta a presença de ocitocina que é o chamado hormônio do amor e diminui o estresse no organismo.

CARTÃO ITAUCARD CLICK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD CLICK

SEM ANUIDADE
 
AMPLA COBERTURA
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Pets ajudam na saúde mental

De acordo com a veterinária Priscila Rizelo, os animais que iniciam a sua interação com os humanos ainda filhotes possuem mais facilidade para reconhecer e se adaptar ao ambiente, e ainda percebem quando há uma mudança no estado emocional.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Isso quer dizer que quando você está triste, eles também sentem. É comum inclusive a gente pensar: parece que ele sabe quando estou triste ou feliz. E realmente sabem, por conta dessa conexão que possuem.

É preciso destacar, no entanto, que mesmo que eles façam tão bem para nossa saúde mental, é importante ter consciência de que essa troca de energia não deve em hipótese alguma ser algo unilateral.

Afinal, como vimos, cães e gatos possuem sentimentos e necessidades, e por isso também precisam que nós demonstremos esses sentimentos para eles.


Leia também:


A relação de amor com o seu pet



ANÚNCIOS


Segundo a psicóloga Ana Carolina Ratajczyk Puig, não se pode atribuir a solução de todos os problemas e conflitos mentais para os pets. Isso poderá prejudicar a saúde deles, então é necessário ter muita atenção.



ANÚNCIOS


Quando bem cuidados eles trazem muitos benefícios para os donos, como a ajuda na socialização, o aumento da motivação, a promoção da liberação de hormônios do bem-estar e o próprio estímulo ao exercício físico que faz tanto bem para a saúde mental quanto física.

É importante dizer que se tornar um tutor de um petz é uma responsabilidade tão difícil quanto ser pai de uma criança. Afinal, exige disponibilidade financeira e tempo para passarmos algumas horas do dia com eles.

Além disso, é necessário ter uma boa estrutura para mantê-los em casa sem aprisioná-los em um pequeno cantinho. Vale lembrar que cuidar de outra vida é coisa séria que merece uma grande atenção das pessoas.

Como cuidar do pet com o amor que eles merecem?

Para cuidar do seu pet com todo o amor é preciso dedicar um tempo para eles no seu dia a dia. Claro que há ocasiões em que chegaremos mais cansados do serviço, sem disposição para brincar.

Nessa hora, fazer uma caminhada com o pet ajuda muito a recompor o nosso ânimo, faz bem para a saúde dele e para a sua. Além disso, é um momento que você aumenta a sua conexão com seu bichano.

Tente também deixar alguns dias na semana para levá-lo a um parque ou local aberto onde ele possa ficar livre para correr e brincar. Se você tem um gatinho, brinque com ele dentro de casa para não correr o risco dele escapar.

Quando você estiver assistindo um filme, ou simplesmente relaxando no sofá, traga ele para perto, faça carinho e demonstre todo o seu amor. São pequenos atos que fazem uma grande diferença na vida do seu animalzinho de estimação.

E como você viu durante esse artigo, o benefício que essa conexão traz, ainda colabora para a sua saúde mental. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e parentes nas suas redes sociais, e espalhe essa informação!

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>