21/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez
Saúde mental

Os pets são verdadeiros membros da nossa família. Estão ao nosso lado para compartilhar nossa felicidade, e até mesmo servem de suporte nas horas mais difíceis pelas quais nós passamos em nossa existência.
O amor e companheirismo que eles proporcionam, no entanto, vai muito além do que uma simples companhia. Eles colaboram para a nossa saúde mental. E isso não é mera opinião, mas sim uma comprovação de um recente estudo científico.
Segundo estudiosos do Instituto de Pesquisa Animal Waltham Pet Care Science, cuidar de um outro animal como um cão e gato aumenta a presença de ocitocina que é o chamado hormônio do amor e diminui o estresse no organismo.
Pets ajudam na saúde mental
De acordo com a veterinária Priscila Rizelo, os animais que iniciam a sua interação com os humanos ainda filhotes possuem mais facilidade para reconhecer e se adaptar ao ambiente, e ainda percebem quando há uma mudança no estado emocional.
Isso quer dizer que quando você está triste, eles também sentem. É comum inclusive a gente pensar: parece que ele sabe quando estou triste ou feliz. E realmente sabem, por conta dessa conexão que possuem.
É preciso destacar, no entanto, que mesmo que eles façam tão bem para nossa saúde mental, é importante ter consciência de que essa troca de energia não deve em hipótese alguma ser algo unilateral.
Afinal, como vimos, cães e gatos possuem sentimentos e necessidades, e por isso também precisam que nós demonstremos esses sentimentos para eles.
Leia também:
- Ervas e temperos ajudam a desinflamar o organismo. Entenda!
- 5 tipos de alimentos que você precisa evitar!
- Bem para o corpo e para mente: veja os benefícios do esporte!
A relação de amor com o seu pet
Segundo a psicóloga Ana Carolina Ratajczyk Puig, não se pode atribuir a solução de todos os problemas e conflitos mentais para os pets. Isso poderá prejudicar a saúde deles, então é necessário ter muita atenção.
Quando bem cuidados eles trazem muitos benefícios para os donos, como a ajuda na socialização, o aumento da motivação, a promoção da liberação de hormônios do bem-estar e o próprio estímulo ao exercício físico que faz tanto bem para a saúde mental quanto física.
É importante dizer que se tornar um tutor de um petz é uma responsabilidade tão difícil quanto ser pai de uma criança. Afinal, exige disponibilidade financeira e tempo para passarmos algumas horas do dia com eles.
Além disso, é necessário ter uma boa estrutura para mantê-los em casa sem aprisioná-los em um pequeno cantinho. Vale lembrar que cuidar de outra vida é coisa séria que merece uma grande atenção das pessoas.
Como cuidar do pet com o amor que eles merecem?
Para cuidar do seu pet com todo o amor é preciso dedicar um tempo para eles no seu dia a dia. Claro que há ocasiões em que chegaremos mais cansados do serviço, sem disposição para brincar.
Nessa hora, fazer uma caminhada com o pet ajuda muito a recompor o nosso ânimo, faz bem para a saúde dele e para a sua. Além disso, é um momento que você aumenta a sua conexão com seu bichano.
Tente também deixar alguns dias na semana para levá-lo a um parque ou local aberto onde ele possa ficar livre para correr e brincar. Se você tem um gatinho, brinque com ele dentro de casa para não correr o risco dele escapar.
Quando você estiver assistindo um filme, ou simplesmente relaxando no sofá, traga ele para perto, faça carinho e demonstre todo o seu amor. São pequenos atos que fazem uma grande diferença na vida do seu animalzinho de estimação.
E como você viu durante esse artigo, o benefício que essa conexão traz, ainda colabora para a sua saúde mental. Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e parentes nas suas redes sociais, e espalhe essa informação!