Outubro Rosa é uma campanha de conscientização do combate ao câncer de mama, orientando as mulheres sobre a importância de fazer a mamografia com frequência.

08/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Outubro Rosa

Outubro_Rosa

Outubro é um mês que marca a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama. Por isso, é popularmente conhecido como Outubro Rosa. A ideia é mostrar a importância da mamografia na vida das mulheres.

Ela torna-se ainda mais evidente nos dias atuais e acende um sinal de alerta sobre a necessidade de realizarem o exame. Só para ter uma ideia, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2016 e 2020 os óbitos por câncer de mama ocuparam o primeiro lugar na mortalidade de câncer entre mulheres.

Ao todo 16,3% das mulheres que morrem de câncer no país são vítimas do câncer de mama. Os maiores percentuais estão na região Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%). Ou seja, é um dado preocupante.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

AMPLA COBERTURA
 
PONTOS
Um cartão para usar no dia a dia!
Você permanecerá no site atual

A importância da mamografia na vida das mulheres

Ainda segundo o INCA, em 2022 estima-se que 66.280 novos casos de câncer de mama devem ser diagnosticados em todo Brasil. Inclusive esse é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Segundo Débora Gagliato, médica especialista em câncer de mama do Centro de Oncologia e Hematologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, é comum que mesmo pacientes que não tenham nenhum fator de risco desenvolvam a doença.

Ela explica que o câncer de mama é um tumor comum e que 12% das mulheres são diagnosticadas com a doença ao longo da vida. E isso acontece mesmo entre as mulheres que não possuem predisposição hereditária ou fatores de risco.

No entanto, quando identificado em sua fase inicial, o quadro pode ser revertido. Ainda mais que hoje em dia existem medicações cada vez mais potentes que estão mudando a mortalidade dessa doença.


Leia também:


Cura do câncer de mama cada vez maior



ANÚNCIOS


Só para ter uma ideia, ainda de acordo com Débora Gagliato, em 2022 nunca se curou tantas pacientes com câncer de mama como antes. Por isso, a taxa de mortalidade está mais baixa do que nunca.



ANÚNCIOS


Um dos motivos para isso é o próprio diagnóstico precoce de se fazer a mamografia, mas também por conta dos próprios tratamentos sistêmicos que melhoram substancialmente o prognóstico das pacientes.

Vale dizer que o autoexame não é suficiente para detectar algum módulo que indique a presença do câncer de mama. E é por isso que a mamografia é muito importante para identificar a doença em seu estágio inicial.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o autoexame é apontado como autoconhecimento em relação ao corpo, mas em hipótese alguma ele substitui os exames que foram prescritos pelos médicos.

Mamografia deve ser realizada a cada dois anos

O INCA aponta que a mamografia precisa ser realizada a cada dois anos depois que uma mulher atingiu a idade dos 50 anos. Entretanto, a SBM aponta que os exames devem começar mais cedo, ainda aos 40 anos de idade.

Todavia, ao notar alguns sintomas suspeitos como caroço endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alteração no bico do peito e saída espontânea de líquido dos mamilos, é preciso procurar um médico urgente.

Dentre os fatores de risco que colaboram para o surgimento do câncer de mama estão a obesidade, sobrepeso, consumo excessivo de bebida alcoólica, ter a primeira gravides após 30 anos e histórico familiar de câncer na família.

Portanto, diante do exposto, esse é o mês para que todas as mulheres, independentemente se pertençam a algum grupo de risco ou não, se conscientizem da importância de fazer a mamografia com certa regularidade.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>