03/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez
Novembro Azul

O mês de novembro começou e com ele chegou a campanha Novembro Azul. Ela tem o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é um dos mais frequentes entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele.
No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011, com a intenção de quebrar o preconceito dos homens em ir ao médico fazer o exame do toque.
Vale destacar que dados do laboratório Mont’Serrat mostraram uma queda de 38% nos pedidos de PSA entre março e junho de 2019 quando comparados a março e junho de 2020. O que é realmente preocupante.
Qual a importância do diagnóstico do câncer de próstata?
O diagnóstico inicial é importante para se evitar que os tumores entrem em uma fase avançada o que dificulta a cura. E na fase inicial o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas.
Quando alguns sinais aparecem, 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta bastante a cura. Vale dizer que na fase avançada os sintomas são dor nos ossos, dor e vontade de urinar com frequência etc.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) foram diagnosticados 68.200 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano por conta da doença no Brasil entre os anos de 2018 e 2019.
Isso equivale a 42 homens morrendo diariamente por conta da doença, e aproximadamente 3 milhões vivendo com ela. Dessa forma, o movimento vem para mostrar a importância dos cuidados com o corpo e a mente.
Leia também:
- Confira 5 hábitos para começar hoje na sua rotina!
- 5 apps que ajudam você a acompanhar a menstruação no celular
- Alimentos ultraprocessados: saiba os riscos que causam à nossa saúde!
Como prevenir o câncer de próstata?
Há muitas maneiras de se prevenir o câncer de próstata, mas dentre as principais podemos citar a prática de exercícios físicos com regularidade, ter uma alimentação equilibrada, não fumar e praticar sexo seguro.
Além disso, é fundamental manter a saúde mental que também contribui para evitar a doença. Vale dizer que todo homem precisa realizar diversos testes com frequência para ter uma vida mais saudável.
Dentre eles podemos citar a verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia, dosagem do colesterol, teste de urina, atualização da carteira vacinal e verificação abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Ações no combate ao câncer de próstata
Segundo o presidente do SBU, prof. Antonio Carlos Lima Pompeo, é fundamental que os homens acessem informações para saber se são de grupos de risco, e quando devem procurar um médico.
Ele destaca que a SBU realiza ações de esclarecimento da população sobre o câncer de próstata desde 2004 todo mês de novembro. Afinal, o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Geraldo Faria, urologista e presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo, diz que graças à dedicação da mídia sobre o assunto, cada vez mais homens estão fazendo o exame periódico da próstata.
Vale dizer que durante todo esse mês haverá uma série de ações on-line e presenciais de esclarecimento do público, com lives nas redes sociais do Portal da Urologia, com a participação de vários especialistas e convidados.
Além disso, monumentos, órgãos públicos e privados espalhados pelo Brasil serão iluminados de azul, como por exemplo o Palácio do Planalto no Distrito Federal, o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro e o Palácio da Guanabara também no Rio.
Portanto, esse é um engajamento que precisa ser de todos nós brasileiros. E você pode ajudar compartilhando essa matéria com aquelas pessoas que você ama, e sabe que precisa fazer o exame com regularidade.