Informações sobre saúde são importantes para elevar o nosso bem-estar. No entanto, em tempos de fake news é fundamental saber sobre a veracidade da notícia que se está lendo.

25/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Saúde e bem-estar

Informação_Confiável_Sobre_Saúde_Garante_Mais_Qualidade_de_Vida

Praticar exercícios físicos aliado a uma boa alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável. Além disso, informar-se a respeito sobre assuntos ligados à saúde também é fundamental para elevar o bem-estar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o letramento na área, ou seja, a capacidade de obter, processar e compreender informações para tomar decisões apropriadas quanto ao autocuidado é essencial para controlar doenças.

No entanto, ainda há um longo caminho quando o assunto é orientar e educar a população, até porque, há muitas notícias falsas sobre saúde na internet que trazem um efeito negativo bastante danoso para quem não é capaz de discernir.

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
AMPLA COBERTURA
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Os cuidados com as fake news

As notícias falsas, chamadas de fake news, têm um potencial negativo não só sobre a saúde física, como também sobre nossa saúde mental. A pandemia, por exemplo, evidenciou esse problema.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Com informações desencontradas sobre como se proteger do vírus, houve muita distorção a respeito da segurança e eficácia das vacinas. Nossas redes sociais foram bombardeadas por notícias falsas que dificultaram o controle da doença.

No entanto, Marli Sileci, vice-presidente executiva da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde (Acessa), destaca que o momento despertou mais preocupação em relação aos conteúdos compartilhados.

Ela esclarece que isso abriu caminho para uma população mais esclarecida e consciente da necessidade de encontrar fontes confiáveis. De acordo com a analista esse é um movimento importante, uma vez que a desinformação causa muitos estragos.


Leia também:


Conteúdos incorretos aumentam a sensação de insegurança



ANÚNCIOS


Segundo a própria OMS, durante a pandemia os conteúdos incorretos aumentaram a insegurança da população, turbinando os casos de ansiedade e depressão ao redor do mundo, o que realmente é preocupante.



ANÚNCIOS


Marli Sileci diz que os estudos sugerem que as informações falsas têm uma capacidade de alcançar mais pessoas que as informações verdadeiras. Esse fenômeno é chamado pelos psicólogos de “viés negativo”.

Ele acontece quando o foco está mais no que é potencialmente prejudicial do que realmente naquilo que é útil. Para minimizar essa carga negativa, é fundamental encontrar boas fontes de informação.

Qual a melhor forma de encontrar boas fontes de informação?

O primeiro ponto é checar a fonte. Depois, é preciso ler a matéria completa identificando o autor, a data da publicação e confrontando com outras informações. Além disso, é crucial avaliar as evidências de apoio ao conteúdo.

Isso quer dizer que é necessário ver quais são os estudos, guias e consensos que dão base para aquilo que está sendo propagado. Outro ponto interessante é checar os vieses, ou seja, se há algum conflito de interesses.

Em caso de dúvida, recorra a fontes confiáveis ligadas a entidades de classe, de profissionais e veículos sérios de comunicação. Tudo isso evita a propagação de notícias falsas.

A importância do autoconhecimento para a saúde

A consciência a respeito do próprio bem-estar permite que as pessoas identifiquem áreas que precisam ser melhoradas, bem como diferenciar as situações que podem ser controladas sem ajuda médica.

De acordo com Marli Sileci, o autoconhecimento é essencial para observar o corpo, pensamentos e sentimentos e encontrar as reações em relação aos momentos, situações, pessoas e locais.

Conhecer a si mesmo favorece a percepção sobre os comportamentos que interferem nas relações familiares e sociais que prejudicam o equilíbrio mental. Por isso, o empoderamento é tão importante.

Entretanto, conforme dissemos no decorrer desse post, é necessário saber quando uma notícia é falsa e quando ela é verdadeira. E em caso de dúvidas o melhor a se fazer é consultar um profissional de confiança na área.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais espalhe essa informação! 

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>