Um novo estudo em fase inicial nos Estados Unidos mostrou que sorrir pode ter um efeito positivo no nosso humor, bem como no bem-estar emocional, contribuindo positivamente para nossa saúde.

03/12/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Saúde e bem-estar

Sorrir_melhora_

Uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos comprova algo que muitos já sabem: sorrir tem um efeito positivo em nosso humor, melhorando o bem-estar emocional.

O artigo foi publicado na revista Nature Human Behavior e aplicou vários testes diferentes para se chegar a essa conclusão. Em alguns casos os participantes estavam cientes que estavam sorrindo.

Eles olhavam as fotos das pessoas rindo e imitavam as expressões, além disso, também se tentou descobrir como um movimento muscular inconsciente de um sorriso pode afetar os efeitos emocionais das pessoas.

CARTÃO WILL BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILL BANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para todos os momentos!
Você permanecerá no site atual

Estudo mostra que sorrir melhora o bem-estar

Conforme antecipamos, o estudo aplicou diversos testes para se concluir que sorrir faz bem à saúde. Ao todo foram ouvidos 3.878 participantes em 19 países, e constatou-se que tanto quem imitava os sorrisos quanto quem os forçava aumentava a sua felicidade.

No caso dos sorrisos forçados, foi usado um experimento no qual os voluntários forçavam um sorriso mordendo um lápis ou fazendo uma cara triste tentando segurá-lo com os lábios, um gesto que obrigava a franzir a testa.

Constatou-se então que quem sorriu com a ajuda do lápis não experimentou a emoção de alegria. Portanto, para ter o efeito positivo é preciso estar atento ao sorriso.

Pedro Montoro, pesquisador da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED) que também assinou a pesquisa, diz que o sorriso melhora o humor e aumenta o nível de felicidade. De acordo com ele, esse é um efeito semelhante ao de ver imagens de cachorrinhos ou bebês.


Leia também:


Sorrir é o melhor remédio

Segundo o pesquisador, a escala usada foi de um a sete, sendo que os valores são um pouco acima de três para quem sorri. Isso mostra que é um aumento estatisticamente significativo.

No entanto, ele destaca que apesar disso, muitos autores dizem que essa não é uma prática que substitui a terapia. Ou seja, em quadros de depressão, ansiedade e até burnout, a prática do sorriso não descarta a necessidade da terapia.

Todavia, o estudo é importante para compreender a natureza de algo que é essencial para a humanidade. Vale dizer porém que os estudos estão em fases iniciais e que ainda não são conclusivos.

Contudo, na nossa vida cotidiana podemos observar que quando sorrimos passamos a ter muito mais bem-estar. A prática do riso nos traz alegria, e parece que até os problemas são esquecidos.

Como aplicar o sorriso na nossa rotina?

Uma das grandes dúvidas, porém, é pensar em como você pode aplicar a prática do sorriso diante de uma vida turbulenta. Afinal, há acontecimentos cotidianos que nos fazem perder a felicidade, como a morte de um ente querido, uma dificuldade financeira, um problema de saúde etc.

Nesses casos o ideal é buscar um conforto para o problema e distrair a mente com alguma outra coisa como assistir um filme de comédia que automaticamente fará você rir, ver algum stand-up ou até mesmo ler algumas piadas.

A socialização com outras pessoas, com momentos de descontração e divertimento também ajudam a felicidade. Além disso, uma música alegre também é capaz de despertar a sensação de alegria em nossa vida cotidiana.

São muitas as formas que podemos adotar para aplicar o sorriso em nossa rotina. Portanto, mesmo estando tristes é fundamental mudar o foco da nossa mente, e vislumbrar somente as coisas boas da nossa vida.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>