Para aumentar a nossa qualidade de vida é fundamental praticar esportes. Afinal, essa é uma maneira de evitar o sedentarismo, ter mais disposição e impedir até mesmo o desenvolvimento de algumas doenças.

10/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Esporte e qualidade de vida

Importância_do_Esporte_Qualidade_de_Vida

O exercício físico unido a uma alimentação balanceada deve fazer parte da vida de todos os brasileiros. Até porque já é mais que comprovado que quem pratica esporte ou se exercita vive mais e melhor.

Dentre os benefícios que a prática esportiva traz estão a longevidade, a melhora na qualidade de vida e até mesmo mental. Afinal, nosso ânimo melhora, ficamos mais dispostos e há liberação de hormônios importantes para o organismo.

Isso sem dizer que o exercício físico ajuda na parte estética, uma vez que você substitui gordura por massa magra. O resultado é que sua autoestima aumenta e você se torna uma pessoa muito mais saudável e feliz.

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
AMPLA COBERTURA
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

Por que o esporte é importante na infância?

O esporte deve ser praticado desde a primeira infância e não somente na fase adulta. Pois, ele contribui para questões sociais, físicas e emocionais. Ele possibilita, inclusive, que as crianças entendam o trabalho em equipe, disciplina e senso de responsabilidade.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Além disso, ele ajuda a melhorar o controle emocional e cria pessoas mais sociáveis e criativas. Isso sem contar que a prática esportiva traz mais alegria e energia para as crianças, por isso é tão importante sua prática.

Fora que ao adquirir o hábito de praticar esporte desde a infância, será mais fácil manter esse mesmo hábito na fase adulta. Então é muito importante incentivar as crianças nessa prática desde muito cedo.


Leia também:


Plano esportivo específico

Ainda que o esporte seja altamente recomendado em nossas vidas, é preciso encontrar aquele que realmente você tenha prazer em fazer. Além disso, cada pessoa precisa ter um plano esportivo específico.



ANÚNCIOS


Até porque as necessidades variam de pessoa para pessoa. Nesse sentido, não existe um esporte bom ou ruim, mas sim um exercício que seja adequado para cada pessoa. Vamos citar um exemplo para facilitar.



ANÚNCIOS


Imagine alguém que sempre foi sedentário e está com diabetes, não há como ele correr logo de cara, afinal, isso poderá causar alguma lesão física. Primeiro ele terá que perder peso, para depois adentrar em esportes que exigem mais do corpo.

Então, o que será recomendado em um primeiro momento é uma natação ou até mesmo bicicleta ergométrica, e somente depois de emagrecer é que ele poderá fazer uma corrida ou alguma outra atividade mais intensa.

Outro ponto que merece atenção é que com a idade nós vamos perdendo massa magra, e no caso de idosos a musculação com acompanhamento de um especialista ajuda bastante. Em resumo, cada esporte é indicado para um determinado momento.

O sedentarismo no Brasil

Mesmo que o esporte seja altamente recomendado em todas as idades, o Brasil ainda é um país que possui muitos sedentários. Em 2015 houve uma pesquisa do Ministério do Esporte que apontou que 46% dos brasileiros não praticam nenhum esporte.

Para se ter uma ideia, nos dias atuais nós gastamos bem menos calorias do que há 100 anos. Muitos fatores contribuem para isso, mas principalmente a chegada da tecnologia que trouxe mais conforto para a nossa vida.

Nesse sentido, para sair do sedentarismo é preciso se exercitar pelo menos 30 minutos por dia, durante os 7 dias da semana. Ainda que pareça muito, isso é fundamental para ter uma vida muito mais saudável e cheia de disposição.

Não é necessário ir até a academia ou fazer uma atividade que exige muito. Uma simples caminhada diária no início do dia ou final da tarde já contribui para que você tenha uma qualidade de vida muito melhor.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>