As ervas e temperos são essenciais para desinflamar o nosso organismo. Você pode criar o hábito de colocá-las diariamente nos alimentos para aumentar a sua qualidade de vida.

19/10/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Inflamação do Organismo

Ervas_e_Temperos

Uma das maiores ameaças à vida saudável é a inflamação crônica do organismo. Ela corresponde a um mecanismo fisiológico de proteção. Ou seja, o corpo inflama com o intuito de nos proteger de alguns tipos de agressão.

Dentre essas agressões estão o sedentarismo, obesidade, má alimentação, relógio biológico desregulado, sono ruim e estresse crônico. Dependendo como é a frequência desses fatores, o sistema imune é ativado continuamente.

Só para ilustrar, o resultado da inflamação crônica é a má absorção de nutrientes que abrem as portas para doenças como síndrome metabólica, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares  e até autoimunes.

CARTÃO WILLBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILLBANK

SEM ANUIDADE
 
FACIL ACEITAÇÃO
Um cartão para todos os momentos!
Você permanecerá no site atual

Como evitar a inflação do organismo?

Para reduzir a inflamação do organismo, a primeira coisa a se fazer é evitar o consumo de alimentos que desencadeiam o processo inflamatório. No topo da lista estão os ultraprocessados.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Até porque, ele contém excesso de açúcar refinado, gordura, sódio e aditivos. Dentre os principais estão a linguiça, salame, mortadela, peito de peru, sorvete, biscoito, comida congelada industrializada e refrigerante.

Por outro lado, os hábitos saudáveis possuem um efeito anti-inflamatório como uma alimentação rica em frutas, grãos integrais, castanhas, sementes, frutas e até mesmo fazer atividades físicas com regularidade.

É fundamental também ter uma vida ativa e cuidar da qualidade do sono para controlar o estresse e a ansiedade. Para ajudar a combater a inflamação é muito indicado o uso de ervas e temperos.


Leia mais:


Quais são as ervas e temperos que contribuem para esse processo?



ANÚNCIOS


Conforme dissemos, as ervas e temperos ajudam a minimizar a inflamação do organismo, pois possuem alguns ativos importantes. Dentre elas estão a cúrcuma, o manjericão, o salsão e o extrato de própolis.

Cúrcuma



ANÚNCIOS


A cúrcuma tem um grande poder antioxidante. Você pode colocar 1 colher de chá em pó por dia para manter o seu organismo regulando melhor. Ela também é um bom anti-inflamatório e hepatoprotetor, ou seja, protege o fígado.

Manjericão e alecrim

Tanto o manjericão quanto o alecrim são excelentes anti-inflamatórios. Basta incluí-los no seu dia a dia através de molhos, sopas, recheios, refogados e tortas. São muitas as receitas que você pode pegar na internet.

Salsão

O salsão tem uma enorme quantidade de apigenina. Por isso ele é um anti-inflamatório poderoso que é muito estudado. Então você pode usá-lo em caldos, sopas, ou até mesmo fazer com água como suco, ou misturado com limão.

Extrato de própolis

O extrato de própolis é produzido pelas abelhas a partir do pólen das plantas, e é um dos alimentos mais eficazes anti-inflamatórios. Ele é rico em bioflavonóides e possui uma ação antioxidante e bactericida.

Nesse sentido, o ideal é tomar todos os dias de 15 a 20 gotas do extrato diluído em um pouco de água. Isso vai ajudar muito você a ter uma vida mais saudável, e evitar o processo inflamatório do organismo.

Gengibre

O Gengibre também é um anti-inflamatório e antioxidante natural. Ela ajuda inclusive a aumentar a imunidade. Só para ter uma ideia, ele acelera o metabolismo, ajuda na digestão e até mesmo no emagrecimento.

Se você consumir todo o dia, batendo um pedaço de gengibre fresco no suco, fazer chá de gengibre, ou usá-lo em pó no preparo para as refeições terá uma vida muito mais saudável.

Chá de dente de leão

Para finalizar as nossas dicas, o dente-de-leão é uma outra boa opção. Ele possui um composto fenólico, flavonoides, carotenoides e oligofrutanos que asseguram propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Portanto, como você pode ver, ao colocar algumas ervas e temperos no seu alimento, você desinflamará o seu organismo e consequentemente terá uma vida muito mais saudável e feliz.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e espalhe essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>