06/12/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez
Dezembro Vermelho

Dezembro é um mês no qual a cor vermelha já faz parte das nossas vidas. Ela é estampada nos enfeites, na roupa do Papai Noel e na maioria das bolas penduradas nas árvores de Natal que enfeitam casas e ruas.
Mas, além dos costumeiros enfeites, dezembro é o mês que possui uma campanha muito importante: o Dezembro Vermelho. Ela visa conscientizar as pessoas sobre a importância de se protegerem contra as doenças venéreas, em especial a Aids.
A ação que começou no dia 01 de dezembro será realizada até o dia 31 e terá diversas atividades pelo país, como a testagem do HIV e Sífilis. Quer saber mais sobre o Dezembro Vermelho? Vem com a gente nesse post.
O que é a campanha Dezembro Vermelho?
A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 e marcou uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Ela visa chamar a atenção das pessoas para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Conforme dissemos, há várias atividades e mobilizações realizadas em todo país.
Além disso, ela é feita em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada com a administração pública. Participam também entidades da sociedade civil e organismos internacionais.
Leia também:
- Estudo mostra que sorrir melhora o bem-estar emocional
- Diagnóstico do autismo na infância contribui para o bem-estar na vida adulta
- Como a saúde mental dos funcionários impacta no resultado da empresa?
Quais ações serão promovidas neste ano?
São muitas as ações promovidas durante a campanha, sendo que uma delas é a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha. Essa ação tem o intuito de chamar a atenção dos transeuntes para a campanha.
Além do mais, são promovidas palestras e atividades educativas para um maior esclarecimento sobre as doenças venéreas. Afinal, ainda há muito tabu acerca desse tema em toda a sociedade.
Para abranger ainda mais, serão veiculados campanhas de mídias e até mesmo realização de eventos por todo país. A ideia é alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para tratar a doença.
Entenda um pouco sobre a Aids
A Aids é uma doença sexualmente transmissível, causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo das doenças.
Dessa forma, ficamos mais fracos quando pegamos qualquer tipo de doença como uma simples gripe, por exemplo. Vale dizer que as células mais atingidas são os linfócitos T CD4+.
Esclarecendo que o vírus tem a capacidade de alterar o DNA da célula e fazer cópias de si mesmo. Logo após se multiplicar ele rompe os linfócitos em busca de outros para continuar o seu percurso de infecção.
Como é a transmissão da doença
A transmissão se dá principalmente pelas relações sexuais desprotegidas. Além disso, ela pode ocorrer por meio do compartilhamento de seringas contaminadas, ou até mesmo de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
Por isso é tão importante a proteção com camisinha para impedir a transmissão do vírus. Ademais, é fundamental fazer os exames com frequência para caso tenha o vírus fazer o tratamento o mais rápido possível.
Quem é diagnosticado com HIV pode iniciar o tratamento com medicamentos antirretrovirais imediatamente e poupar o sistema imunológico. Os medicamentos impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam que a imunidade caia e a Aids apareça.
Em vista disso, pode-se notar a importância da campanha Dezembro Vermelho para conscientizar a população sobre os riscos da doença e como ela pode ser tratada de forma mais eficaz logo em seu início.
Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.