A saúde física e mental não está só relacionada ao nosso aspecto interior, mas também ao ambiente que nos cerca. Por isso, manter a casa limpa é essencial para nossa saúde mental também.

10/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Saúde e bem-estar

Cuidar_De_Casa

Engana-se quem acredita que para ter saúde mental é preciso olhar somente para dentro de si. O ambiente ao nosso redor também é fundamental para trazer boas energias e ajudar no bem-estar diário.

Quando a nossa casa está limpa, com um cheiro agradável e tudo bem arrumado, traz uma certa tranquilidade para nossa alma. Isso não quer dizer que você precisa morar em uma casa grande e linda.

São alguns detalhes que fazem a diferença no lar, como por exemplo, manter a iluminação natural na residência, bem como garantir a sua ventilação. Lembre-se que o ar precisa entrar e sair de forma suave no ambiente.

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCLICK PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
AMPLA COBERTURA
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

A importância de cuidar da casa para a saúde mental

Conforme antecipamos, a organização da casa é essencial para manter a saúde mental das pessoas que vivem nela. No entanto, não é só o fato de estar tudo em ordem que ajuda a serenar a mente, mas sim todo o processo.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Muitos estudos acadêmicos mostram que a série de tarefas melhora nossa saúde mental. A Universidade da Califórnia, por exemplo, reuniu trinta casais para avaliar o seu nível hormonal de acordo com o estado da casa.

O que o estudo constatou é que aqueles que vivem em um ambiente sujo e caótico tem mais índice de cortisol que é o hormônio do estresse. Além disso, a investigação descobriu que mulheres se estressam mais com o fato do que os homens.

Outro estudo divulgado pela British Journal of Sports Magazine mostrou que vinte minutos de exercícios físicos gastos nas tarefas da casa são suficientes para reduzir os níveis de estresse. Interessante, não?


Leia também:


Atividades que eliminam mais o estresse



ANÚNCIOS


Uma das atividades que requer um maior esforço, como esfregar os pisos com as mãos, elimina sentimentos negativos por conta das calorias queimadas nesse processo. Note, portanto, que não é só o fato da casa estar limpa.



ANÚNCIOS


Mas todo o processo de limpeza colabora para a eliminação do estresse e da ansiedade. Se ficarmos deitados a maior parte do nosso dia, teremos um sério risco de despertar a ansiedade, visto que o corpo precisa estar em movimento.

Então no processo de limpeza da casa, a saúde mental e física são favorecidas. Outra pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Atividade Física de Indiana monitorou o impacto de uma casa limpa no estado emocional de várias pessoas.

Os pesquisadores observaram que pessoas que vivem em um ambiente limpo e organizado têm mais chances de praticar exercícios físicos com mais regularidade.

Benefícios da casa limpa para a saúde física

Além dos benefícios para a saúde mental, ao manter a casa limpa haverá menos partículas de poeira no ar. Isso protege as pessoas de agentes tóxicos que agridem seu organismo e também melhora a imunidade em caso de doença respiratória.

Isso quer dizer que a organização da casa traz benefícios para nossa mente, proporciona a prática de exercícios físicos e ainda elimina os agentes tóxicos, colaborando para uma maior saúde e bem-estar.

Portanto, se sua casa está de cabeça para baixo, separe uma hora na semana para ajeitar o ambiente. Vá aos poucos colocando as coisas no lugar e depois dê aquela boa limpada em todos os cômodos.

Com o tempo você notará que sua saúde vai melhorar, e sentirá um enorme prazer em ficar dentro de casa. Além disso, você verá que estará até mais tranquilo no ambiente doméstico. Por mais difícil que seja o começo, transforme isso em uma rotina.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a compartilhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>