A tecnologia está colaborando com a saúde e bem-estar de várias formas, desde estudos até aplicativos que ajudam a melhorar a qualidade do sono e a beber água corretamente durante o dia.

15/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Tecnologia e bem-estar

Poder_dos_dados_sobre_o_bem-estar

Nas últimas décadas a preocupação com o bem-estar evoluiu bastante. As pessoas estão mais conscientes sobre a importância de ter hábitos saudáveis para ter uma vida melhor e com menos problemas de saúde.

Além da saúde física, também ganhou espaço no debate a própria saúde mental, o que trouxe à tona a necessidade de cuidados com a mente. Nesse cenário, a tecnologia se torna uma importante aliada.

Um bom exemplo disso são os smartwatches que permitem aos usuários terem acesso a informações preciosas sobre sua saúde.

CARTÃO WILLBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILLBANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para todos os momentos!
Você permanecerá no site atual

A importância da tecnologia para saúde e bem-estar

Conforme antecipamos, os smartwatches são um bom exemplo sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada na nossa saúde. Pois, eles permitem que você acompanhe informações relevantes e defina a melhor rotina de hábitos e exercícios.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Só para ilustrar, com o smartwatches você pode fazer testes como eletrocardiograma, medir o nível de oxigenação do sangue, controlar a pressão arterial, medir a composição corporal, dentre outras funcionalidades.

Uma outra inovação que merece destaque, é que em junho a Samsung anunciou uma parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor), para um projeto de pesquisa com foco no monitoramento remoto de pacientes que passaram por cirurgias cardíacas.

Dessa forma, através do smartwatch Galaxy Watch4, a iniciativa vai checar os sinais vitais como frequência cardíaca, pressão sanguínea, padrão do sono, saturação de oxigênio e até eletrocardiograma.


Leia também:


Parceria entre Samsung com o Inova-HC



ANÚNCIOS


Um outro bom exemplo que também chama a atenção é a parceria da Samsung com o Inova-HC. Ela vai monitorar 80 pacientes em recuperação da Covid-19 no decorrer de um ano para acompanhar as sequelas.



ANÚNCIOS


Esse projeto usa o Galaxy Watch 4 para aferir e monitorar as informações vitais, de oxigenação do sangue, batimentos cardíacos, pressão arterial e de sono dos pacientes.

O interessante é que depois da conclusão dos projetos, há a possibilidade de se replicar a solução tecnológica em outros ambientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Vale destacar que nos dois estudos os dados são coletados com autorização prévia dos pacientes.

Essas iniciativas demonstram que a tecnologia pode atuar em várias frentes, até mesmo em ações que beneficiam a sociedade como um todo. 

Outros recursos tecnológicos que colaboram com o bem-estar

Além dos que já citamos, há ainda os apps que são diretamente ligados à saúde e bem-estar e que promovem uma melhor qualidade do sono, ajudam na prática de meditação, dentre outros.

Um que é bem interessante é o Beba Água que foi criado para facilitar a ingestão de líquidos todos os dias. O aplicativo define a quantidade de água que você precisa ingerir com base no seu peso e cria lembretes ao longo do dia.

Outro app interessante é o BoaConsulta que permite que você agende consultas e exames virtualmente. Eles podem ser feitos com médicos particulares, consultas populares, bem como ser usado no seu próprio plano de saúde.

Aplicativos para garantir mais qualidade do sono

Existem no mercado também alguns apps que colaboram para você ter uma melhor qualidade do sono. Um deles é o Sleep Time que informa a duração e eficiência do sono e apresenta gráficos que mostram em quais momentos você teve um sono profundo ou leve.

Para se chegar aos dados é observado os seus movimentos enquanto dorme. Por isso, você precisa deixar o celular com a tela para baixo em cima do colchão durante a noite com o app ligado.

O interessante é que ele pode ser programado para acordar você no momento mais indicado. Ou seja, na hora que seu corpo está mais disposto a acordar, tornando o despertar melhor e mais tranquilo.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>