25/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez
Saúde mental

Você sabia que caminhar em lugares relaxantes como parques ou jardins faz bem para sua saúde mental? Esse tipo de caminhada traz benefícios para o humor e até mesmo para a autoestima dos seus praticantes.
Isso é o que afirma uma nova pesquisa realizada no Reino Unido pela Universidade da Essex. O estudo ouviu mais de 1,2 mil pessoas de várias idades, gêneros e status de saúde mental.
E a conclusão foi que as pessoas que fazem caminhadas ao ar livre têm um efeito positivo na diminuição do estresse, mesmo que ela seja feita apenas por alguns minutos diários. Quer saber mais? Vem com a gente.
Importância da caminhada na rotina diária
Em entrevista para o portal Terra, o especialista em marketing digital Anderson Freitas, disse que a rotina profissional dos últimos meses fez com que ele diminuísse a frequência da prática de atividade física.
Até então ele escolhia a academia para descarregar o estresse do dia a dia. Agora ele decidiu caminhar ao redor da sua residência. Ele esclarece que sente falta do horário que tinha na academia, pois além da saúde, era um momento de socialização.
Todavia, ele ressalta que as caminhadas diárias são benéficas, pois elas o ajudam a relaxar e aliviar um pouco do estresse do dia a dia. Ele ainda esclarece que essa prática colabora para recompor as energias para o dia seguinte.
Leia também:
- Andar de bicicleta: veja os benefícios dessa prática para a saúde
- Sintomas da ansiedade aumentam no período noturno
- Apple lança app Fitness+ para iPhone. Confira!
Quanto tempo é preciso de caminhada diariamente?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável a prática de ao menos 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada. Considerando os 7 dias da semana, isso representa 20 minutos por dia.
Já para a prática de exercício mais intensa, o recomendado é de ao menos 10 minutos por dia, ou 75 minutos por semana. Isso é muito importante não só para nossa saúde física, como também mental.
Segundo especialistas em medicina esportiva, o fato de fazer uma caminhada pode levar uma pessoa a esquecer a irritação do dia, mesmo que isso seja por um breve espaço de tempo.
Outro ponto positivo é que a caminhada ajuda a controlar o nível de glicose no sangue, manter o peso em níveis aceitáveis, e diversos outros benefícios. Além disso, é preciso ficar atento sobre os malefícios do sedentarismo.
Algumas pessoas não possuem uma genética favorável para engordar, e por isso tornam-se sedentárias, pois não precisam lutar contra o peso. Esse é um problema muito grave, visto que o sedentarismo não prejudica somente quem é obeso.
Deixe 30 minutos do seu dia para caminhar
Conforme você viu, caminhar faz um enorme bem para a saúde física e mental. Por isso é importante que você deixe ao menos 30 minutos do seu dia para a prática da caminhada. Essa é uma maneira de ter uma vida mais leve e feliz.
Segundo Anderson Freitas, uma forma que ele encontrou para manter essa rotina é colocar um fone nos ouvidos e se deixar levar um pouco pela música e pelo momento. Ele destaca que sente uma melhoria tremenda no outro dia.
Ele diz que um dos benefícios proporcionados é a própria autoconfiança. Ou seja, no dia seguinte ele além de acordar mais disposto, está mais confiante para resolver os problemas que comumente aparecem em nossas vidas.
Portanto, se você ainda não tem o hábito de reservar alguns minutos do dia para a prática da caminhada, reveja a sua rotina. Esse é um enorme bem que você estará fazendo em sua vida. Pode acreditar.
Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos e parentes nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.