Diferenças_Bancos_Digital_e_Tradicional

setembro 12, 2022 in Cartão de Crédito

Escrito por José Sanchez

Os bancos digitais são aqueles que não possuem agências bancárias e toda a experiência do usuário é dada através do aplicativo da instituição.



ANÚNCIOS


Banco digital x Banco tradicional

O que era uma tendência se tornou realidade nos últimos anos, e os bancos digitais chegaram para mudar de vez a nossa relação com o dinheiro. O sucesso foi tamanho que incomodou os grandes bancos.

Não é para menos que até mesmo as grandes instituições bancárias estejam investindo pesado na sua digitalização. Mas você sabe dizer quais são as principais diferenças entre os bancos tradicionais e digitais?

A principal delas é que os bancos digitais não possuem agências bancárias, e por isso tudo o que você precisa fazer é realizado de forma online, totalmente digital. Além disso, a abertura da conta normalmente é mais simples.

CARTÃO PAGBANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO PAGBANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Todo dinheiro investido em CDB vira limite do Cartão!
Você permanecerá no site atual

Como funcionam os bancos digitais?

Conforme antecipamos, os bancos digitais são aqueles que não possuem uma agência bancária e por isso funcionam de maneira 100% digital. Isso quer dizer que eles não têm nenhum tipo de estrutura física.

É justamente por não oferecer esse tipo de serviço que os bancos digitais possuem custos muito menores e em alguns casos oferecem uma conta sem nada de anuidade e um cartão sem custo para os seus usuários.

De modo geral, os clientes podem controlar tudo por um aplicativo de celular. Isso traz mais liberdade, uma vez que as operações são feitas de qualquer canto do mundo. Interessante, não é verdade?

No entanto, assim como os bancos tradicionais, os bancos digitais são fiscalizados pelo Banco Central e precisam oferecer uma segurança cibernética com o intuito de proteger os seus clientes sendo assim 100% seguros.


Leia também:


Qual a principal diferença entre banco digital e banco tradicional?

A principal diferença entre os dois bancos é que os bancos digitais já nasceram em um ambiente online. Ou seja, eles não possuem nenhuma agência bancária e todos os serviços já foram pensados de maneira digital.

Já os bancos tradicionais, apesar de terem sido digitalizados, ainda possuem uma característica presencial. Por exemplo, até algum tempo, para fazer uma operação pelo app do Itaú era preciso validar o aplicativo no caixa eletrônico antes.

Ou seja, o aplicativo é digital, mas antes de usá-lo era preciso ir até uma agência bancária para então fazer a sua validação. Isso já não acontece com nenhum banco digital, pois eles já nasceram sem agência bancária.

Outro ponto é em relação às transferências. Desde a chegada do Pix, as transferências ficaram mais fáceis em todas as instituições. Entretanto, nem sempre foi assim. Antes disso os bancos tradicionais cobravam pelas transferências.

Já os bancos digitais como o Nubank isentavam os seus clientes desse custo. Isso sem contar que o processo de abertura de conta também não exige que o usuário se desloque até nenhum lugar para fazer a confirmação.

Os bancos tradicionais vão ser cada vez mais digitais?

Ainda que existam algumas pequenas divergências, a tendência é que os bancos tradicionais se tornem cada vez mais digitais. E isso fará com que não exista mais diferença entre bancos tradicionais e digitais.

Para se ter uma ideia, hoje em dia você já pode abrir uma conta no Santander, Itaú e diversos outros grandes bancos sem a necessidade de ir até uma agência bancária. Isso já mostra como a digitalização avançou nas grandes instituições.

Daqui para frente ficará cada dia mais difícil separar um banco digital de um banco tradicional. E chegará o tempo em que o papel moeda simplesmente desaparecerá e as agências bancárias serão apenas recordações do passado.

Nesse momento, podemos dizer que todos os bancos tradicionais serão digitais, e a vida dos usuários será ainda mais fácil para acessar qualquer tipo de produto bancário, seja um simples pagamento de conta ou um empréstimo.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>