Existem alimentos que aumentam a felicidade. Inclusive, há muitos estudos científicos na área que demonstram isso. Neste artigo separamos 7 opções para você incluir no seu cardápio diário.

21/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Alimentos que aumentam a felicidade

Sete_Alimentos_

Pode parecer uma conversa supersticiosa, mas a verdade é que existem alguns alimentos que ajudam a aumentar a felicidade. E isso é cientificamente comprovado. O fato foi revelado por um estudo publicado no British Journal of Nutrition.

A pesquisa entrevistou 428 adultos e analisou a relação entre o consumo de frutas, legumes, lanches, doces, salgados e a saúde psicológica. De acordo com o estudo, quanto mais frequente o consumo de frutas, menor o risco de depressão.

Um dos pontos interessantes revelados pela pesquisa é que a frequência com que se come frutas é muito mais importante para a saúde psicológica do que a quantidade total que ela é consumida em uma semana típica.

CARTÃO WILL BANK
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO WILL BANK

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão para todos os momentos!
Você permanecerá no site atual

Quais são os tipos de alimentos que aumentam a felicidade?

Com base na pesquisa, os nutrientes encontrados em alimentos saudáveis fazem o cérebro produzir serotonina que é conhecido como o hormônio do bem-estar. Por isso, alimentos ricos em nutrientes proporcionam mais felicidade para as pessoas.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Assim sendo, não são só as frutas que estão ligadas à felicidade. Há outros elementos que também são nutritivos e que atuam diretamente no humor. Quer saber quais são eles? Então dá só uma conferida.

1 – Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados como o kefir, kombucha e iogurte ajudam a manter um intestino saudável e consequentemente colaboram para melhorar o humor das pessoas. E por isso você pode consumi-los com frequência.

Vale destacar que o processo de fermentação cria probióticos que sustentam bactérias saudáveis no intestino, e até 90% da serotonina produzida é criada a partir de células intestinais. 

2 – Café

Em 2016 uma meta-análise concluiu que o consumo de café moderadamente dimiui o risco de depressão. Outro estudo do National Institute of Health avaliou que quem toma 4 xícaras diariamente tem 10% menos chance de sofrer de depressão.




ANÚNCIOS


Leia também:


3 – Frutas vermelhas



ANÚNCIOS


As frutas vermelhas são conhecidas por serem ricas em antioxidantes, principalmente flavonoides, colaborando para reduzir os sintomas de depressão. Além disso, outro estudo mostrou que a ingestão de frutas vermelhas diminui o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

4 – Chocolate amargo

O chocolate amargo, preferencialmente aqueles acima de 70% de cacau, possui um perfil anti-inflamatório. Uma revisão sistêmica descobriu que o chocolate é capaz de atuar positivamente no humor.

Existem 3 componentes nele que estão associados à sensação de felicidade: teobromina, triptofano e feniletilamina. O triptofano é um aminoácido que o cérebro usa para a produção de serotonina.

Já a teobromina é um estimulante que melhora o humor, e a feniletilamina é outro aminoácido que ajuda o organismo a produzir dopamina, atuando como um importante antidepressivo.

5 – Banana

Cientificamente falando, a banana sozinha não possui uma quantidade suficiente de triptofano capaz de produzir serotonina adequada no cérebro para atravessar a barreira hematoencefálica.

Mas as bananas são ricas em vitamina B6 que é crucial para o organismo criar serotonina. Dessa forma, ao comer uma banana, você está ingerindo 25% da vitamina B6 recomendada.

6 – Coco

O coco é um alimento com bastante gordura monoinsaturadas. Elas são chamadas de triglicerídeos de cadeia média. Eles ajudam a elevar a energia e ao mesmo tempo auxiliam no controle do colesterol, reduzindo assim a ansiedade.

7 – Abacate

Para fechar a nossa lista, o Abacate é um potencial anti-inflamatório que tem muitos nutrientes, inclusive a colina. Ela é usada pelo organismo para regular o sistema nervoso e melhorar o humor.

Um estudo feito em 2020 mostrou que as gorduras saudáveis do abacate diminuem a ansiedade nas mulheres. Além disso, ele é rico em vitamina B que está associada a níveis mais baixos de estresse.

Gostou deste artigo? Então aproveite e compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>