Cuidar da saúde física e mental é essencial para garantir uma vida mais serena e feliz. E algumas pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença em nossas vidas.

12/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Saúde mental

Dicas_Para_Cuidar_Da_Saúde_Mental_

As turbulências cotidianas muitas vezes interferem na nossa saúde mental, ameaçando o nosso bem-estar. Entretanto, mesmo diante das dificuldades é possível manter o equilíbrio das emoções com algumas atitudes simples.

Só para exemplificar, quando você pratica atividades físicas regularmente, já consegue se prevenir do mau humor. Além disso, a caminhada diária também é capaz de evitar o surgimento de doenças mais sérias.

No entanto, não é só a atividade física que colabora para nossa saúde mental. Algumas mudanças de hábito contribuem para que tenhamos uma vida mais harmoniosa. E neste artigo vamos falar sobre 5 formas de cuidar da sua saúde mental.

CARTÃO ITAUCARD PLATINUM
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO ITAUCARD PLATINUM

SEM ANUIDADE
 
FÁCIL ACEITAÇÃO
Um cartão perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

1 – Atividade Física

Para abrir a nossa lista, o primeiro hábito que você precisa incorporar na sua vida é a prática da atividade física. Ela contribui para que você tenha uma vida mais saudável de muitas maneiras.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Afinal, as pessoas que praticam exercícios físicos têm menos propensão de desenvolver algumas doenças como depressão e transtorno de ansiedade. E para isso você não precisa entrar em uma academia ou virar atleta.

Basta adotar o hábito de caminhar, correr ou até mesmo pedalar. Esses pequenos hábitos ajudam a equilibrar a nossa saúde mental, e aumentam o nosso bem-estar de maneira geral.

2 – Meditação

A meditação traz inúmeros benefícios para a vida das pessoas. Ao adotar a prática você reduz o estresse, diminui os sintomas depressivos e ansiosos, melhora a memória e até mesmo contribui para a qualidade do sono.

Além disso, você elimina vícios e compulsões que estão diretamente ligados à saúde mental. Ao adotar o hábito de meditar, você se tornará uma pessoa mais calma, confiante, e enfrentará melhor os problemas diários.




ANÚNCIOS


Leia também:


3 – Terapia



ANÚNCIOS


A terapia ainda é vista com bastante receio pelas pessoas. E na verdade ela é uma arma importante para nossa saúde mental. O grande problema é que a maioria só procura ajuda quando realmente tem um problema.

Entretanto, assim como a mecânica preventiva é a melhor forma de cuidar de um carro, a terapia preventiva é ideal para cuidar da nossa saúde mental. E isso deve ser um trabalho contínuo para se atingir o equilíbrio que tanto desejamos.

4 – Alimentação

A alimentação também interfere diretamente na nossa saúde mental. Quando você se alimenta mal, tende a ficar mais irritadiço, o estresse aumenta, e consequentemente você não terá o equilíbrio que tanto deseja.

Comer de forma balanceada, optar por alimentos saudáveis, e se alimentar nas horas certas é essencial para melhorar a qualidade do nosso sono, além de colaborar para nossa própria saúde física.

Além disso, a boa alimentação também está ligada a outros hábitos saudáveis como a qualidade do sono, a ingestão de água etc. Por isso, se possível busque um nutricionista para elaborar um cardápio nutritivo e balanceado para você.

5 – Descanso

A insônia contribui para o surgimento de várias doenças psíquicas, assim como o excesso de sono. Em ambos os casos você pode enfrentar problemas como ansiedade e até mesmo transtorno pelo abuso de substâncias.

Por isso, o sono de qualidade é responsável pela nossa boa saúde. Durma, portanto, uma média de 7 a 8 horas por noite. Essa é a quantidade ideal para você fazer todas as tarefas do dia e ainda ter uma boa qualidade de vida em todos os aspectos.

São pequenas mudanças de hábitos que fazem uma grande diferença na nossa saúde mental, bem como na nossa saúde física. Por isso é tão importante promover o quanto antes essas mudanças de comportamento.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com todos os seus amigos nas suas redes sociais e ajude a espalhar essa informação.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>