Com a chegada da Copa do Mundo é preciso ter um cuidado redobrado com a nossa saúde, principalmente em relação à voz, exposição ao sol, e sintomas como ansiedade.

17/11/2022 em Bem-estar. Escrito por José Sanchez

Copa do Mundo

COPA_DO_MUNDO._png

É comum que durante a copa do mundo os nervos fiquem à flor da pele. E por isso, é essencial ter alguns cuidados com a saúde. Principalmente, em relação a alguns distúrbios como a ansiedade e depressão.

De acordo com o Estudo Longitudinal da Saúde (Elsa-Brasil), o aparecimento de distúrbios psiquiátricos como ansiedade e depressão estão associados diretamente à doenças cardiovasculares. Dentre elas estão o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). 

Há relatos de torcedores que passam mal e até morrem durante uma partida de futebol. E como a Copa do Mundo é a competição mais disputada, alguns especialistas advertem sobre os cuidados que se precisa ter com a saúde.

CARTÃO SANTANDER SX
CARTÃO DE CRÉDITO

CARTÃO SANTANDER SX

AMPLA COBERTURA
 
PONTOS
Um cartão de crédito perfeito para o dia a dia!
Você permanecerá no site atual

1 – Mantenha uma boa alimentação

Segundo Rosamar Rezende, especialista em hepatologia, gastroenterologia, com experiência em elastografia hepática, em entrevista para o Estado de Minas, ela disse que as pessoas precisam prestar atenção caso se alimentem durante as partidas.





ANÚNCIOS


ANÚNCIOS


Pois, elas podem ficar ansiosas e terem compulsão alimentar. A especialista adverte que o nervosismo, bem como a agitação nessas situações são naturais, todavia, é necessário buscar outras formas de se acalmar que não estejam relacionadas a alimentação.

Além disso, ela esclarece que comer em excesso traz predisposição à obesidade, além de aumentar a gordura no fígado. Por isso toda atenção é necessária.


Leia também:


2 – Cuidado com a ansiedade e o nervosismo

Durante a Copa do Mundo é necessário ter alguns cuidados para não despertar a ansiedade e o nervosismo. O ideal é não supervalorizar os resultados e pensar nos jogos apenas como uma oportunidade de confraternizar entre amigos.

Ao perceber os efeitos físicos da ansiedade como sudorese excessiva, respiração curta e coração acelerado, é preciso ficar atento. Dê uma volta nesse momento, respire lentamente e concentre-se na sua respiração. O jogo acaba, mas a vida continua.

3 – Evite o consumo excessivo de álcool



ANÚNCIOS


O consumo excessivo de bebida alcoólica traz diversos danos à nossa saúde. Por isso os torcedores precisam se policiar e não ultrapassar os limites. Afinal, quando ingeridas em excesso, as bebidas alcoólicas trazem euforia.



ANÚNCIOS


Além disso, contribuem para acelerar o batimento cardíaco, náuseas, vômitos, hipoglicemia, falta de coordenação motora e até sonolência. Já o consumo excessivo contínuo pode levar a outros problemas como gastrite, esofagite e sangramento digestivo.

Dessa forma, mesmo sendo um momento de celebração é preciso beber com moderação e lembrar de se hidratar. Portanto, entre uma dose e outra de bebida alcoólica é importante sempre tomar um copo de água.

4 – Atente-se à exposição ao sol

Este ano a copa do mundo caiu bem próximo do verão, e o clima quente pode trazer vários prejuízos à pele dos torcedores. Então, redobre o uso do protetor solar, faça hidratação oral, e tenha cuidados extras com o uso de roupas com fator de proteção.

Não fique muito exposto ao sol, e em alguns momentos, vá para algum lugar que tenha alguma sombra para não correr riscos de contrair nenhuma doença de pele.

5 – Tenha cuidado com a voz

Por fim, durante os jogos é inevitável gritar gol, falar alto com os jogadores, reclamar, enfim, todo o ritual comum de um jogo de futebol. Entretanto, ao gritar você corre o risco de gerar algumas lesões, e por isso é fundamental se proteger.

Vale dizer que o consumo de água ao longo do dia é indispensável para hidratar a prega vocal. Além disso, evite falar alto, gritar muito, e descanse a rouquidão caso ela aconteça.

Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter, é só aproveitar a Copa do Mundo. Ah, e não deixe de compartilhar esse artigo com todos os seus amigos nas suas redes sociais.

Você também pode gostar... aproveite e leia também! :)

Ainda não conseguiu seu cartão? Nós te ajudamos!

>